quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os mais ricos de África















1. Nassef Sawiris - É o 127 da lista mundial. Herdou do pai a liderança da Orsacom, uma holding que tem interesses na construção civil e na produção de fertilizantes. É o mais novo dos três filhos de Sawiris. A sua fortuna vale 5.9 biliões de dólares.


2. Nicky Oppenheimer - De 64 anos de idade, o patrão da De Beers é o 154 da lista mundial. Atento ao sinal dos tempos abraçou sem remorsos a política de acção afirmativa, destinada a criar um empresariado negro rico. A ele se deve em parte o aparecimento de gigantes como a nossa conhecida TRANSEX, liderada por Tokyo Sexuale. Vive na África do Sul. «Vale» 5 biliões de dólares.


3. Onsi Sawiris - Fundador da Orascom, continua podre de rico, apesar de ter passado o leme aos filhos. Depois de partir de repar-tir dinheiro e activos ficou com 3.1 biliões, o que faz dele o terceiro em África, e 307 em todo mundo.


4. Naguib Sawaris - 374 na lista dos mil homens mais ricos do mundo, Naguib lidera o sector industrial da Orascom. O seu «por-tfolio» está avaliado em 2.5 milhões de dólares.





5. Patrice Motsepe - Há um ano foi identificado pela Forbes, como sendo o primeiro bilionário negro de África. Valia então 2 biliões. De 48 anos de idade, voltou à lista da For-bes na posição 421 com uma fortuna estimada em 2.3 biliões de dólares. Natural de Soweto, Joanesburgo fez dinheiro com aplicações residuais em pequenas minas.




6. Johann Rupert, de 59 anos de idade, é o dono da Richemont, uma marca suíça de relógios de precisão, como Cartier e Du-nhill. É igualmente dono da Re-mgro, sociedade de investimen-to. Comanda os seus negócios a partir do seu escritório na África do Sul.

7. Aliko Dangote - De 52 anos de idade, 436 na lista mundial, Dango-te tem interesses que vão do cimen-to à produção de açúcar, farinha de milho e imobiliária. O salto para o «restrito clube» dos bilionários deu- se depois de ter aplicado dinheiro em gás e petróleo. A sua fortuna vale 2.1 biliões. Vive e trabalha na Nigéria.
8. Samih Sawiris - Filho do meio de Sawiris, ocupa-se exclusiva-mente dos investimentos feitos pelo pai na área de hotelaria e do tu-rismo. Tem 53 anos de idade e 1.5 biliões de dólares para «brincar».

Sem comentários:

Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro

O jornalista Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro. Uma obra que relata os meandros desse mediático caso que envolveu generais,...